13 março 2016

Cidadania Italiana - Parte XIII - Assessoria e contrato

Olá amigos do Blog,
Hoje vou começar a contar um pouco mais sobre nossa saga da cidadania, pra não ficar muito extenso vou contar por partes e tentando ser o mais breve possível.
So, here we go!!!

Depois de encontrar, traduzir e levar ao consulado Italiano de Porto Alegre todas as certidões, começamos a procurar um imóvel para locar na Itália, sim, mal sabíamos que seria praticamente impossível conseguir, como a Fran contou num post anterior. Nossa ideia de início era, realmente, fazer todo o processo sozinho. Tivemos o incentivo de uma amiga nossa que conseguiu fazer em 2015, no comune de Cavezzo, porém ela tinha a casa da família de um amigo, onde ela pode ficar para fazer todo o processo.
Aqui nos deparamos com o nosso primeiro problema. Depois de mandar muitos e-mails para imobiliárias, tivemos poucas respostas e todas negativas. Ai, vimos que seria quase impossível alugar algo por no máximo 90 dias. Falamos com muitas pessoas, a nossa amiga (que fez o processo sozinha ano passado) tentando nos ajudar com os contatos que ela tinha aqui na Itália e nada. Segundo alguns assessores que conversamos, não é qualquer lugar que aceita alugar para imigrantes e ainda mais sem emprego. A Itália passa por uma crise grande no momento e a lei é muito favorável ao locatário de um imóvel, então eles preferem não arriscar em alugar por alguns meses. Enfim, nada a nosso favor.
Em meio tudo isso, a Fran estava estudando Italiano a algum tempo, mas não temos domínio nenhum do idioma. Sim eu sei, muitas palavras são parecidas com o português mas, não é nada fácil entender eles.
Então, decidimos contratar uma assessoria e hoje estando aqui, fico feliz por termos uma assessora, acho que conseguiríamos sozinhos mas íamos precisar ter muita paciência, persistência e tempo, muito tempo!
Voltando para nossa assessoria, um segundo "problema".... digo problema porque o que mais tem hoje na Itália é empresas prestando assessoria para o reconhecimento da Cidadania Italiana, assessores bons, ruins, caros, “baratos”, que prometem em 20, 30, 40, 60 dias e aqueles que prometem o prazo legal de 90 dias. Então, começamos a pesquisar muitas informações com conhecidos, com o amigo do amigo, além de fazer muitos orçamentos. Ai surge um terceiro problema, pois, com esses vários orçamentos, sendo a grande maioria com um valor exorbitante. Lembrem-seque não tínhamos planejado contratar um assessor, portanto esse gasto extra nos assustou um pouco. Com os orçamentos em mãos começamos a negociar. Como estávamos em 3 pessoas, encontramos valores interessantes e não tão interessantes assim, digo isso porque os preços variaram de 1.500 até 4.900 euros cada um. Mesmo com essa variação de preço, na grande maioria está incluso o aluguel do apartamento, água, luz e internet, sendo o restante das despesas (despesas pessoais e algumas taxas) por nossa conta. No fim, ficamos em dúvida entre 2 assessores com os preços bem parecidos, um deles era 1.500 euros e o outro 1.600 euros. Não somos ricos e nem de família rica, não tínhamos a possibilidade de nos dar ao luxo de pagar pela assessoria mais cara (rsrsrs), se estamos aqui foi com muito trabalho, empenho e dedicação, vendi até a televisão do meu quarto pra ter grana e fico muito feliz por não ter precisado pedir dinheiro pros meus pais, até porque eles não teriam condições de me ajudar. Fechamos então com a assessoria de melhor preço.
Agora vamos para o nosso quarto problema... Enviamos por email nossas certidões para análise, em uma das minhas certidões foi encontrado um erro no nome de minha bisavó, esposa de quem transmite a cidadania (meu bisavô, no caso). Deu aquele frio na barriga, pois as passagens já estavam compradas e não tinha como esperar, se fosse preciso a única solução seria eu perder minha passagem pra fazer as correções no Brasil e a Fran e sua irmã iam na data marcada. A assessoria pediu um tempo pra conversar e avaliar a situação e então tivemos um ok, nos disseram que poderíamos vir que não teríamos problemas. Questionei diversas vezes e reforcei que não poderíamos ficar mais de 60 dias por causa do emprego em Dublin e após toda essa negociação, aqui estamos nós....
Iremos preservar o nome da empresa até o final dos processos, mas prometo contar assim que finalizado retornando com um feedback. Essa empresa de assessoria já está no ramo a 5 anos e possuem uma página no Facebook com muitos relatos de pessoas que fizeram o processo com eles, com muita informação sobre o atendimento e vários elogios, foram todos esses aspectos nos deixaram mais tranquilos pra fechar com eles. Abaixo como foi nosso acordo:

Valor:  
* 1.500 euros cada - sendo que 200 euros foram depositados antes de sairmos do Brasil e o restante (1.300 euros) que deveriam ter sido pagos somente após o registro de entrada do processo no comune, porém não foi isso que aconteceu, acabaram cobrando o restante no dia em que chegamos aqui na Itália, na hora em que assinamos o contrato.

Despesas Inclusas:   
* Aluguel por 60 dias com luz, água, calefação e internet incluso, se o processo demorar além disso será cobrado 200 euros por mês para cada um.
* Transfer do aeroporto até nossa casa.
* Toda assessoria para realização do processo do reconhecimento da cidadania italiana, incluindo deslocamentos até o comune para realizar os tramites necessários.

Despesas não inclusas:
* Marca da bollo - 16,00 euros.
* Taxa para confecção da carteira de identidade - 5,00 euros.
* Taxa para confecção do passaporte - 120,00 euros.
* Fotos e cópias - 10,00 euros.
* Despesas pessoais (alimentação, produtos de higiene, viagens, transporte não relacionados ao processo).

And that is it.... todo o processo pré-Itália foi concluído.
Nos próximos posts falo sobre a viagem, nossa chegada na Itália, primeira impressão da assessoria e gastos no supermercado.

Fotos: Arquivo pessoal

4 comentários:

  1. Ola Franciele e Luciano! Que legal o blog de voces!!!! Gostarai de pedir um grande favor para uma duvida que eu estou tendo. Estou para fechar um contrato de prestaçao de serviços de assessoria para o meu processo, mas estou com algumas duvidas. Voces poderiam gentilmente o contrato de voces fizeram ( obviamente escondendo os dados de voces e dos assessor!!!!!!) só para eu ter uma idéia das clauasulas que ele mencionou?Muito obrigada

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    1. Olá Fabiana, seja bem-vinda ao Blog e de início já quero te pedir um milhão de desculpas pela demora de resposta. Depois que chegamos em Dublin o blog ficou totalmente de lado pela falta de tempo e vi seu comentário só hoje.
      Você já fechou com a assessoria? Pelo tempo eu acho que sim... :( você precisa de alguma coisa ainda?
      E novamente, um milhão de desculpas pela demora da resposta.
      Um abraço
      Fran

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  2. Olá Franciele e Luciano, tudo bem?!
    Então eu estou no processo de reconhecimento, ainda juntando documentos...mas gostaria de saber se vcs podem me enviar o contato da assessoria de vcs.
    Desde já muito obrigado!

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    1. Olá Andrei, tudo bem? Seja muito bem-vindo ao blog...
      Você pode me passar teu e-mail ou encaminha tua dúvida pro e-mail do blog (dublinmorandonoexterior@gmail.com), assim podemos conversar melhor. Ou ainda se preferir me chama pela página do Facebook: https://www.facebook.com/dublinmorandonoexterior/
      Aguardo seu contato...
      Um abraço
      Fran e Lu

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